CHÁS QUE GRÁVIDA NÃO PODE TOMAR

 

grávida não pode tomar?

Os chás mais famosos e que devem ser evitados pelas gestantes e lactantes são: canela, boldo, arruda, hortelã, chá preto, chá branco e chá verde. 

Saiba um pouquinho mais sobre cada um deles e o porquê não devem ser consumidos na gestação: 

Canela

Geralmente, as pessoas bebem o chá de canela para combater resfriados ou para ajudar a menstruação descer. 

Mas dentre todos, esse é o mais perigoso de ser consumido durante a gestação. 

Essa casca provoca contrações no útero, podendo induzir um aborto espontâneo (no início da gestação) ou um parto prematuro (no final da gestação). 

Leia mais: Para que serve o chá de canela?

Boldo 

A grande complicação de consumir o chá de boldo durante a gestação é que ele possui quantidades significativas de Ascaridol. 

Essa substância pode ser tóxica para o bebê e estimular abortos, partos prematuros, má formação ou impedir o desenvolvimento adequado do pequeno. 

Leia mais: Chá de boldo: gestantes podem tomar?

Arruda 

A arruda, na gestação, pode provocar intoxicações e infecções (intestinais, urinárias e uterinas) que podem levar a sangramentos vaginais e aborto espontâneo em casos mais graves. 

Essa planta é comumente usada (pelas pessoas não gestantes) para fortalecer os vasos sanguíneos e combater infestações como sarna, piolhos, pulgas e vermes. 

Hortelã 

O chá de hortelã é indicado para aliviar desconfortos abdominais como intestino preso e dores de barriga. 

Mas as gestantes e lactantes não devem consumir essa planta porque ela impede a produção de leite. 

Ou seja, ao tomar o chá de hortelã, a mulher corre o risco de não produzir leite o suficiente para alimentar o neném. Por isso, ele deve ser evitado. 

Leia mais: Para que serve o chá de hortelã?

Chá preto, chá branco e chá verde 

O que todos esses chás têm em comum? Por serem da mesma planta (Camellia sinensis), eles possuem altas quantidades de cafeína. 

Essa substância, quando ingerida em excesso, acelera o metabolismo da mamãe e do neném. 

Isso tende a estimular que haja nascimentos prematuros, abortos ou má formação no pequeno.  

Quais os riscos de tomar chás não permitidos na gravidez? 

Alguns chás podem trazer consequências para a gestante (feridas estomacais, dores e desconfortos) enquanto outros trazem riscos para o bebê (causando má-formação ou impedindo o bom desenvolvimento). Há também chás que prejudicam a gravidez como um todo (causando sangramentos vaginais, contrações e parto prematuros e aborto).

Vale lembrar que mesmo que alguns tipos de chá devam ser evitados durante a gestação, se o consumo foi apenas uma vez, a bebida provavelmente não causará nenhum prejuízo para a mamãe e o bebê. 

Por exemplo, você tomou uma xícara de chá de arruda (que deve ser evitado) enquanto não sabia que estava grávida? 

Calma, isso não necessariamente vai trazer prejuízos para a gestação. O que importa, a partir de agora, é evitar esses chás conforme a orientação obstétrica. 

Leia mais: Gengibre: grávidas podem comer?


Os chás são ótimos remédios naturais que podem ser usados para aliviar os enjoos da gestação, acalmar a gestante e o neném, além de estimular uma maior produção de leite materno. 

Mas, alguns tipos devem ser evitados, já que podem trazer prejuízos para a gravidez. 

Em casos de dúvidas, siga a orientação do(a) obstetra. A redação do Minuto Saudável traz muitas outras informações sobre cuidados durante a gestação. Confira nossas postagens e tenha mais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receitas Natual para a Cura de Enfermidades,

Postagem em destaque

Erva-de-bicho: benefícios e propriedades medicinais tambem usada na Cura do Emorróida

As partes medicinais utilizadas da erva-de-bicho são o caule e as folhas. A erva possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, est...